14 de setembro de 2010

Time do Rio Grande do Norte tem goleiro assumidamente gay

No município de Goianinha, um exemplo no combate ao preconceito no esporte. O goleiro Janderson Michel da Costa, 18 anos, mais conhecido comoMessi, é o xodó da torcida do Palmeira, time que disputa a segunda divisão do Campeonato Potiguar.

O jogador, assumidamente homossexual, é ídolo na cidade, que tem pouco mais de 20 mil habitantes.

Para Messi, sair do armário no Centro de Treinamentos não foi difícil. A parte “árdua” foi divulgar a orientação sexual para a família, mas depois de tomar coragem o jovem anunciou em casa que era homossexual. "Eu reuni todo mundo e falei para eles". Depois daí, ele disse que não teve mais medo de se assumir e hoje em dia não sofre nenhum tipo de preconceito devido a sua condição.

O goleiro disse que a paixão pelo futebol vem desde criança e que, quando se descobriu homossexual, seu gosto pelo esporte não mudou em nada. "Eu sempre fui doido por futebol. Desde criança. Só em 2005 eu me assumi e hoje todo mundo já sabe".

As brincadeiras e gozações não interferiram na decisão de seguir carreira no meio futebolístico e hoje em dia Messi sonha em chegar a um grande clube, como qualquer outro jovem sonhador.

"Eu quero continuar minha carreira como goleiro e pretendo acabar com os preconceitos que ainda existem no futebol".

Questionado sobre a existência de uma parcela significante de jogadores homossexuais espalhados pelos clubes de futebol, Messi diz que "são muitos" e que sofrem com isso. "Os que não se assumem sofrem muito mais. Eles ficam se escondendo e vivem fingindo ser uma coisa que não são ou às vezes escondendo e negando uma coisa que todo mundo vê", revela.

O xodó da torcida do Palmeira não apenas assume sua condição sexual, como faz questão de mostrá-la a todo mundo, inclusive se vestindo com trajes femininos em algumas ocasiões. "Me visto e me comporto como me sinto bem, mas procuro não desrespeitar ninguém", comenta. O jogador mora com outros atletas do time e não encontra dificuldade alguma.

Zig Zig, Pedro Pancada e Jozicley são companheiros de morada e afirmam que o goleiro é respeitoso com os amigos e sabe lidar com sua opção sexual. "Ele é uma pessoa respeitada pelo seu caráter e procura nunca ser mal interpretado por alguém que seja hetero. Nunca o vi querendo ver jogador pelado ou dando em cima de algum heterossexual. A gente sabe que ele tem os namorados dele, mas é tudo muito reservado", comentou Zig Zig.


Recebido por email

Nenhum comentário:

Postar um comentário